"Ensaio Dirigido A…" pretende explorar esse espaço reticente relativo ao destinatário/interlocutor, através de um ensaio performativo instruído por uma voz pré-concebida, e dançado pelo público que escolhe participar.
"Ensaio" pode então ser visto como a prática proposta por quem dirige, através das palavras que os performers escutam; ou como sendo as ações resultantes da interpretação dessas palavras, o verdadeiro ensaio que transmitem a quem assiste – a sua tese pessoal e subjetiva.
Uma voz instrui, à semelhança de um ensaio a que um performer se propõe, e no qual é dirigido pelo coreógrafo ou ensaiador. Mas aqui o discurso que orienta, explora lugares em que se evidenciam os determinismos a que os “corpos” ou “certos corpos” estão, recorrentemente sujeitos, atravessando várias formas de domínio da palavra, sobre o corpo.
Finalmente nos perguntamos “como se aborda um/o corpo?”
E olhamos o corpo objeto, o corpo estranho, indesejado, errado, repulsivo, alienado; ou ainda o corpo colonizado, funcional, explorado pelo trabalho, dominado pelo pudor, pela religião, pelo patriarcado, pelo sistema obstétrico, pela força da competição, pelos ideais de beleza... numa lista infinda de vias de dominação, neste projeto, exploradas através de 5 diferentes versões do mesmo dispositivo.
Os “ensaístas” são então dirigidos numa prática que os leva, não só para um lugar de ação física, mas também emocional, relacional e política. O público que assiste, sem acesso às direções que os motivam, tenta interpretar algo aparentemente ininteligível, testificando a estranheza do movimento de corpos dirigidos.
Músico convidado para a apresentação em Torres Vedras, no Choupal:
João Hã?
Ficha técnica e artística
Direção artística, pesquisa e escrita Andresa Soares
Direção técnica e criação do dispositivo sonoro Artur Pispalhas
Músicos que já participaram Cire Ndiaye, Vuduvum Vadavã, Luís Lopes, Matthieu Ehrlacher, Gonçalo Alegria, Kino Sousa, Joana Guerra, Francisco Correia, João Ferro Martins
Tradução Miguel Cardoso
Design e paginação Filipe Pinto
Imagem Von Calhau
Gestão de projeto Daniela Ribeiro
Produção e comunicação Margot Silva
Colaboração, ensaios e dramaturgia Julia Salem, Vanessa Garcia, Carolina Zingler, Marta Lança, Elizabete Francisca, Sheikh Sarr, entre outros
Oficinas de pesquisa “As Marias” - Outurela, Oeiras; 1º ano do Curso Profissional Técnico de Massagem, Estética e Bem-Estar da ESCO, Torres Vedras; CRIT - Torres Novas e GANG - Grupo Animação Natureza e Ginástica, Associação de moradores PER11, Lisboa
Produção Cotão Associação Cultural
Coprodução Artemrede e Municípios de Alcanena, Lisboa, Oeiras e Torres Vedras