Arte Correio [oficina de mailart]
Explorar os elementos e técnicas usados nestas composições e fornecer informações sobre regulamentos do envio postal. Discutir sobre os artistas mais importantes da área, explorando a sua obra para obter uma compreensão deste género artístico. Criar arte correio que será enviada para convocatórias, exposições ou outros artistas. Aprimorar as habilidades e adquirir conhecimentos sobre esta arte.
Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre os fundamentos desta forma de arte única. Por meio de atividades práticas, vamo-nos aprofundar nos materiais e técnicas usadas na criação de arte correio, além de discutir a história e a evolução desse género artístico. Os participantes aprenderão sobre a importância dos regulamentos postais na criação de arte correio, bem como explorarão a obra de renomados artistas. Esta oficina não apenas permitirá que os participantes explorem a sua criatividade, mas também obtenham conhecimentos e habilidades valiosos que podem aplicar nos seus futuros empreendimentos artísticos.
ALINHAMENTO:
1) o envio postal e a correspondência;
2) conversa sobre a arte correio;
3) visualizar obras de artistas renomeados;
4) criar arte correio (exploração plástica);
5) troca de obras entre participantes;
6) submeter obras para convocatórias.
EXPLORAR:
a) composição bidimensional e equilíbrio visual
b) corte com tesoura
c) colagem
d) carimbar
e) redigir
Direção Artística: inominável homem
Consultor Artístico: Migvel Tepes
Serviço Educativo: Rita Betânia
Produção: MAILART.PT
Biografias
Rita Betânia- Ingressa em 2012 a equipa do Serviço Educativo da Câmara Municipal de Espinho e atualmente assume o cargo de técnica superior no Serviço Educativo da Divisão de Cultura e Museologia da Câmara Municipal de Espinho. Licenciada em “Ensino Básico – 1.º Ciclo” pela Universidade de Aveiro. Estagiou no programa PEPAL como Técnica Superior do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.
inominável homem -Desde 2012 que se dedica à criação de mailart e possui obra nas coleções de mais de 100 galerias e museus nacionais e internacionais. Neste percurso expôs mais de 300 vezes. Em 2018 criou o projeto MAILART.PT dedicado à promoção e documentação exaustiva deste género. Organizou convocatórias e exposições internacionais e conta com um vasto espólio de obras de cerca de 200 autores em 9 exposições itinerantes e 11 oficinas de criação. Com a sua experiência assumiu uma parte fulcral do projeto de mailart da “Quinta da Cruz- Centro de Arte Contemporânea”. Representa o foco da mailart em Portugal.
Miguel Tepes - Licenciado em “Artes Plásticas e Intermédia”, na “ESAP - Escola Superior Artística do Porto”. Formação em “Web Design”, pelo “CESAE - Centro de Serviços e Apoio às Empresas”. Capacidades técnicas em Desenho, Pintura, Serigrafia, Gravura e Litografia. Leciona no ensino público desde 2021, terceiro ciclo e secundário, na área de Artes Visuais; e no ensino particular, em atelier de desenho/pintura desde 2010. Assumiu a curadoria na Sala de Exposições da Cooperativa A Filantrópica - Póvoa de Varzim, de 2010 a 2013, para além da consultadoria artística dos projetos criados por MAILART.pt.
Parceria: ARTEMREDE | Programa Visionários
Parceiro Institucional: República Portuguesa - Cultura I Fundo de Fomento Cultural