Inspirado no conceito de flanerie - desenvolvido por Baudelaire, conceptualizado por Walter Benjamin e vivenciado por Fernando Pessoa/Berrnardo Soares - a Procur.arte desenvolveu um projecto artístico em que convidou 26 artistas a descobrirem a “cidade” através da fotografia (16 cidades/9 países europeus).
A exposição “À PROPÔS DU FLANEUR” apresenta na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras o resultado deste “fresco” pictórico sobre estas urbis europeias.
Baudelaire define o flâneur como “alguém que anda pela cidade com o objectivo de experimentá-la”. Walter Benjamin descreve o flâneur como um produto da vida moderna, um botânico do asfalto e a cidade como um autêntico chão sagrado da flânerie.
O projeto “Flâneur” desafia artistas a produzirem novas leituras sobre o território tendo como ponto de partida o conceito de flâneur e como contexto uma determinada região enquanto caleidoscópio social em constante mutação. “Flâneur” produz uma panorâmica transversal e única sobre as dinâmicas sociais que constituem os territórios urbanos e partilha com o público este olhar contemporâneo e plural sobre o seu território, convidando-o a flanar pelas suas cidades, redescobrindo-as.
A exposição “À PROPÔS DU FLANEUR” está organizada em dois núcleos, um centrado na região Oeste e Centro e outro focado na dimensão europeia com imagens de latitudes mais distantes.