Afinidades
Plataforma285
A companhia de teatro Plataforma285, depois de ter apresentado durante o mês de março o espetáculo "That’s All, Folks!", gratuitamente em várias freguesias do concelho, volta agora a Torres Vedras, para desenvolver um projeto de investigação e de produção de conhecimento.
Raimundo Cosme, diretor artístico da Plataforma285, propõe-se a regressar ao seu local de origem para pensar o património imaterial das tradições, das ideias e convicções que formam a sua base idiossincrática.
Para isso, convida uma pessoa da academia, especialista na área em análise para, em conjunto, desenvolverem uma residência com associações locais. Cada residência dá lugar a uma apresentação que poderá ter vários formatos: exposições, pequenos filmes, concertos, instalações, solos performativos, encontros. Os temas em análise são: trabalho, paisagem rural e litoral, o sagrado, o divino e o celebratório, o lazer e o familiar, e modelos de identificação.
Este projeto decorre entre abril e novembro de 2024, numa coprodução com a Câmara Municipal de Torres Vedras. As apresentações são de acesso livre e gratuito, assim como os fascículos desenhados pela Cooprativa, coletivo de design de Torres Vedras.
3. TEMA
O SAGRADO, DIVINO E CELEBRATÓRIO
Convidada: Patrícia Azevedo da Silva
Local Residência: Ramalhal
As festas populares são momentos de união comunitária em torno de um ato celebratório. Anualmente, um grupo alargado de pessoas junta-se para preparar o momento em que a povoação, por um lado, presta culto a uma imagem sagrada, e por outro, celebra de forma profana em arraiais populares. Em ambos os casos as populações são convocadas a unir-se, em momentos de orgulho e esforço coletivos. A Plataforma285 e a antropóloga Patrícia Azevedo da Silva acompanham a preparação da festa em honra de Nossa Senhora da Ajuda, no Ramalhal, entrevistam participantes e organizadores, anotam e fotografam detalhes.